quinta-feira, 29 de agosto de 2013
sketchbook therapy
Amigos,
mais uma vez deixo-vos o meu último caderno digitalizado, realizado entre Abril e Agosto deste ano.
Espero que estas imagens despertem a vossa curiosidade e vejam o resto do caderno em http://sketchbooktherapy.wordpress.com/2013/08/03/pink-distant/
Como sempre, as vossas críticas são muito importantes para mim.
Um abraço a todos.
Marco António Costa
terça-feira, 27 de agosto de 2013
E já com saudades do Verão :)
Nesta primeira ida de Verão a Portugal enquanto emigrante, desviei-me um bocadinho para o mais a Norte que nós: Galiza.
Fica a curiosidade de ir de barco até as Ilhas Cies, mas o saudosismo pelas saborosas tapas, pelo feísmo da arquitectura e pelas praias que me parecem piscinas de água salgada.
Fica a curiosidade de ir de barco até as Ilhas Cies, mas o saudosismo pelas saborosas tapas, pelo feísmo da arquitectura e pelas praias que me parecem piscinas de água salgada.
domingo, 25 de agosto de 2013
Portugal e Espanha têm em comum possuírem as suas montanhas mais elevadas nos seus territórios insulares da Macaronésia- Açores e Canárias -, e ambas serem vulcões. O El Teide ergue-se a cerca de 3700 m de altitude, fica no hipermercado turístico de Tenerife e vale bem a visita.
quinta-feira, 15 de agosto de 2013
Porto - Açores
Ontem cheguei de uma visita à ilha terceira nos Açores. Aqui ficam os primeiros registos desta viagem. Dois feitos muito rapidamente no aeroporto e outro feito já em Angra do Heroísmo na Terceira.
Porto/Açores, Portugal, 07.08.2013
quarta-feira, 14 de agosto de 2013
flop...
Um flop!
Bom, fica sem efeito... para quinta-feira.Talvez não tenha sido a melhor maneira de animar o pessoal... não sei.
Será que foi muito em cima da hora?
Será que está toda a gente em férias?
Será que o pessoal do norte é tímido?
Não foi por falta da visualizações, pois esta publicação teve 21 visualizações, o que é muito nos UsK-Norte. No entanto, não houve nem um comentário...
~TF
terça-feira, 13 de agosto de 2013
À queima-roupa!
QUINTA-FEIRA, 15 DE AGOSTO
Alguém alinha em fazer um sketchcrawl de improviso na próxima quinta-feira no Porto?Podia ser na praça da liberdade às 10h.
Se alguém alinhar pode sugerir outro local e/ou outra hora...
Deixem os vosso pensamentos aqui nos comentários, nem que seja para dizer que isto é má ideia.
~TF
sábado, 10 de agosto de 2013
quinta-feira, 8 de agosto de 2013
segunda-feira, 5 de agosto de 2013
À espera que o avião voe...
Homem espera pela saída do avião olhando por fora da rede do Aeroporto de Sá Carneiro
04.VIII.2013
- Caneta gel Pilot, 0,4mm - 20min -
(Não sei se isto se enquadra bem no challenge 2, mas aqui vai...)
sábado, 3 de agosto de 2013
quarta-feira, 31 de julho de 2013
Challenge 2
Quem vai para o cabeçalho do blog é quem propõe o próximo Challenge. Assim sendo, aqui fica a proposta do Neno que define, não só um tema, como também uma técnica. O Challenge fica aberto até 31 de Agosto.
Introdução
O desenho de contorno dirigido permite, através da coordenação da mão com o olhar, um registo linear extremamente rico. O método implica não olhar para a folha mas para os limites das formas - contornos interiores e exteriores -, procurando sentir a superfície, as suas ínfimas variações e particularidades. A sincronização entre o olhar atento e a mão que executa deve ser total e, sempre que considerarem necessário, não importa a frequência, podem parar para ver o desenho e reposicionar o lápis ou a caneta (os meios devem permitir sentir o suporte, a pressão e a textura).
Convém não confundir este método (desenvolvido por Kimon Nikolaides) com o desenho de contorno cego popularizado por Betty Edwards, ou com variações como o desenho monolinear. Todos têm validade mas objectivos e resultados distintos.
Nota: Embora as formas resultem desproporcionadas e assustem as mentes mais convencionais, a riqueza gráfica é incontestável e será tanto melhor quanto maior for a concentração e a coordenação oculomotora.
Proposta
O desenho de contorno dirigido permite, através da coordenação da mão com o olhar, um registo linear extremamente rico. O método implica não olhar para a folha mas para os limites das formas - contornos interiores e exteriores -, procurando sentir a superfície, as suas ínfimas variações e particularidades. A sincronização entre o olhar atento e a mão que executa deve ser total e, sempre que considerarem necessário, não importa a frequência, podem parar para ver o desenho e reposicionar o lápis ou a caneta (os meios devem permitir sentir o suporte, a pressão e a textura).
Convém não confundir este método (desenvolvido por Kimon Nikolaides) com o desenho de contorno cego popularizado por Betty Edwards, ou com variações como o desenho monolinear. Todos têm validade mas objectivos e resultados distintos.
Nota: Embora as formas resultem desproporcionadas e assustem as mentes mais convencionais, a riqueza gráfica é incontestável e será tanto melhor quanto maior for a concentração e a coordenação oculomotora.
Proposta
Sempre que vamos de férias, somos acompanhados por uma série de coisas mais ou menos essenciais: lápis, livros, chapéu, escova de dentes, toalha, etc. Algumas dessas coisas denunciam o destino escolhido: uma peça de roupa imposta pelo clima, um mapa ou um objecto de artesanato local.
Compõe livremente os objectos da tua viagem e, recorrendo ao desenho de contorno, desenha-os. Posteriormente colora-os com os meios à tua escolha mas preservando o registo linear, que deve ser visível.
domingo, 28 de julho de 2013
sexta-feira, 26 de julho de 2013
Braga nocturna
![]() |
| Uma noite com desenhos aqui |
quarta-feira, 24 de julho de 2013
Tudo calmo na praia de Sitges (a 40km de Barcelona)
Na praia de Sitges no dia seguinte ao fim do 4th UsK BCN2013.
Tudo calmo sob o sol escladante.
15.VII.2013
Subscrever:
Mensagens (Atom)



















