quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Desenhar em férias

Nas férias aproveito sempre para desenhar um dos meus temas preferidos: O MAR:))

Marina da Nazaré

 
Porto de abrigo de barcos na Nazaré
S. Martinho do Porto

domingo, 1 de setembro de 2013

Over the river!





Desde de que para aqui mudei, sendo a minha casa em cima do rio, só a conseguia avistar da Ponte e com óculos postos. Ontem pela primeira vez, saltei a mini barragem de recursos aquáticos e passei para o lado onde todas as canoas param (que já aqui alguns desenhos postei), onde os gansos me vêem (colocarei outro post deste animais, pois bem se comportaram), e onde pude avistar que todas as casas da minha rua tem lindos terraços e varandas para o rio. Fui bastante observada por todos os vizinhos, pois nesta cidade que mais parece uma aldeia passar para a oura margem para desenhar deve ser um épico. Invadir o espaço público, que neste momento está vedado não é para qualquer um! 

Sem dúvida quero voltar à outra margem!

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

sketchbook therapy



Amigos,
mais uma vez deixo-vos o meu último caderno digitalizado, realizado entre Abril e Agosto deste ano.
Espero que estas imagens despertem a vossa curiosidade e vejam o resto do caderno em http://sketchbooktherapy.wordpress.com/2013/08/03/pink-distant/
Como sempre, as vossas críticas são muito importantes para mim.
Um abraço a todos.
Marco António Costa

terça-feira, 27 de agosto de 2013

E já com saudades do Verão :)

Nesta primeira ida de Verão a Portugal enquanto emigrante, desviei-me um bocadinho para o mais a Norte que nós: Galiza.
Fica a curiosidade de ir de barco até as Ilhas Cies, mas o saudosismo pelas saborosas tapas, pelo feísmo da arquitectura e pelas praias que me parecem piscinas de água salgada.

domingo, 25 de agosto de 2013

Portugal e Espanha têm em comum possuírem as suas montanhas mais elevadas nos seus territórios insulares da Macaronésia- Açores e Canárias -, e ambas serem vulcões. O El Teide ergue-se a cerca de 3700 m de altitude, fica no hipermercado turístico de Tenerife e vale bem a visita.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Porto - Açores




Ontem cheguei de uma visita à ilha terceira nos Açores. Aqui ficam os primeiros registos desta viagem. Dois feitos muito rapidamente no aeroporto e outro feito já em Angra do Heroísmo na Terceira.
Porto/Açores, Portugal, 07.08.2013

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

flop...

Um flop!

Bom, fica sem efeito... para quinta-feira.
Talvez não tenha sido a melhor maneira de animar o pessoal... não sei.

Será que foi muito em cima da hora?
Será que está toda a gente em férias?
Será que o pessoal do norte é tímido?

Não foi por falta da visualizações, pois esta publicação teve 21 visualizações, o que é muito nos UsK-Norte. No entanto, não houve nem um comentário...

~TF

terça-feira, 13 de agosto de 2013

À queima-roupa!

QUINTA-FEIRA, 15 DE AGOSTO

Alguém alinha em fazer um sketchcrawl de improviso na próxima quinta-feira no Porto?

Podia ser na praça da liberdade às 10h.

Se alguém alinhar pode sugerir outro local e/ou outra hora...

Deixem os vosso pensamentos aqui nos comentários, nem que seja para dizer que isto é má ideia.

~TF

sábado, 10 de agosto de 2013

Inês entretida a arremçar pedras no pequeno tanque de pedra do avô.

 

T. a musa dos meus últimos 20 anos


A sugestão dos lápis de cera para "sub-3 anos" foi da filhota da musa.

Quinta de Santo Tusso - Parque Biológico de Gaia


Q. e T. a entrançar cebolas.


B. a ler o jornal


Narciso

 
"Chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto, mau gosto.
É que Narciso acha feio o que não é espelho"
Caetano
 


USK na praia não é desporto para meninos.

O registo em cadernos de sexagenários e jovens bem parecidas, na praia e em trajes menores, implica uma observação contínua e persistente....que nem sempre suscita a melhores reações.

USK na praia não é desporto para meninos!....









 

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

À espera que o avião voe...

Homem espera pela saída do avião olhando por fora da rede do Aeroporto de Sá Carneiro
04.VIII.2013
- Caneta gel Pilot, 0,4mm - 20min - 
(Não sei se isto se enquadra bem no challenge 2, mas aqui vai...)

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Challenge 2



Quem vai para o cabeçalho do blog é quem propõe o próximo Challenge. Assim sendo, aqui fica a proposta do Neno que define, não só um tema, como também uma técnica. O Challenge fica aberto até 31 de Agosto.

Introdução

O desenho de contorno dirigido permite, através da coordenação da mão com o olhar, um registo linear extremamente rico. O método implica não olhar para a folha mas para os limites das formas - contornos interiores e exteriores -, procurando sentir a superfície, as suas ínfimas variações e particularidades. A sincronização entre o olhar atento e a mão que executa deve ser total e, sempre que considerarem necessário, não importa a frequência, podem parar para ver o desenho e reposicionar o lápis ou a caneta (os meios devem permitir sentir o suporte, a pressão e a textura).

Convém não confundir este método (desenvolvido por Kimon Nikolaides) com o desenho de contorno cego popularizado por Betty Edwards, ou com variações como o desenho monolinear. Todos têm validade mas objectivos e resultados distintos.

Nota: Embora as formas resultem desproporcionadas e assustem as mentes mais convencionais, a riqueza gráfica é incontestável e será tanto melhor quanto maior for a concentração e a coordenação oculomotora.

Proposta

Sempre que vamos de férias, somos acompanhados por uma série de coisas mais ou menos essenciais: lápis, livros, chapéu, escova de dentes, toalha, etc. Algumas dessas coisas denunciam o destino escolhido: uma peça de roupa imposta pelo clima, um mapa ou um objecto de artesanato local.

Compõe livremente os objectos da tua viagem e, recorrendo ao desenho de contorno, desenha-os. Posteriormente colora-os com os meios à tua escolha mas preservando o registo linear, que deve ser visível.