Quem Somos

O MUNDO DESENHADO EM CADERNOS


O Urban Sketchers Portugal Norte é um colectivo de autores portugueses que desenham em cadernos, aquilo que vão observando no dia-a-dia. O quotidiano das gentes, dos lugares, dos espaços, dos edifícios, dos objectos, etc. O que rodeia o desenhador, onde ele vive ou por onde viaja, são o motivo para desenhar e os temas comuns para despoletar a criatividade.

Como seguidores do manifesto internacional dos Urban Sketchers, publicamos os nossos desenhos online, demonstrando o interesse pela partilha de experiências, num espírito de entreajuda a partir da reflexão pessoal, aberto à crítica e às sugestões, como forma de aprendizagem inter-pares e como meio de criar o prazer de ver como desenham todos os que partilham desta paixão. Usam as redes sociais promovendo uma dinâmica de participação e proximidade entre todos os autores.

Organizamos regularmente encontros de vários âmbitos explorando principalmente a região norte de Portugal e participam noutros encontros do resto do território nacional, com o objectivo de preservar e valorizar, através do registo gráfico, a cultura local, nas suas vertentes histórica e contemporânea, e dos próprios actos prosaicos do dia-a-dia. Estes encontros servem também para elevar o espírito de grupo e criar a oportunidade de trocar experiências e conhecimentos técnicos do desenho em cadernos.

Num tempo em que a cultura local se desvanece num mar de estímulos ultra-rápidos de imagem mediática, os Urban Sketchers procuram o tempo da lentidão do olhar que contorna as formas registando-as uma a uma, sem pressa, mas sempre com intenção gráfica que equilibra a procura formal com a interpretação estética pessoal.

O colectivo Urban Sketchers Portugal Norte, respeitando o estilo individual de cada autor, procura sempre que o gosto pelo desenho in situ que vai contando a história e estórias do que nos rodeia, seja uma forma de cultura que aumenta a identidade de um tempo e de um lugar.

Posso ser um Urban Sketcher?

Como posso trazer os USKP-Norte à minha localidade?

Como posso publicar no blog?

Quais as redes sociais dos USKP-Norte?


Os USKP-Norte e/na comunicação social.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.