segunda-feira, 22 de junho de 2015

Viagem a Paris, desenhada


O Hotel



No metro
                                     



à espera da parada, na disney

No restaurante Petite Provence, Quartier Latin



No Bistrot Margueritte, perto do Centro Georges Pompidou
à espera de um comboio muito bonito



Mercure Hotel, Porte de Versailles
A vista da janela


domingo, 21 de junho de 2015

8 º Encontro - Braga

No  atelier Mude Muda, a Luz (colega de Lugo) desenhava para lá  de janela e não resisti a tentar captar esses momentos. Faltou-me a capacidade de registar os contrastes maravilhosos de luz...
à tarde encantei-me com a estátua de Senhora do Leite. Em cima da estátua ainda vestígios de festas da cidade...

sábado, 20 de junho de 2015

Festival Músicas do Bosque

Com organização das Aldeias de Montanha, e inserido no Festival Músicas do Bosque, no dia 27 irá acontecer a subida dos rebanhos à serra (Festa da Transumância). Este evento relaciona-se com as práticas transumantes em que os pastores guiam o rebanho montanha acima em direcção a melhores pastos, regressando depois em Agosto.

No ano passado, a convite do Pedro Cabral, o Filipe Leal Faria e eu, fomos acompanhar e documentar este evento. Apesar da chuva foi inesquecível! É uma longa caminhada pela montanha com os pastores e centenas de cabeças de gado. Algumas paragens pelo caminho para comer e, claro, desenhar.

Este ano, eu, o Marco Costa, o Hugo Costa, a Ana Frazão e o Carlos Frazão, iremos estar lá para, mais uma vez, acompanhar este evento. Embora não seja um encontro oficial de Urban Sketchers, quero aqui deixar o convite para virem a Seia e participarem também nesta aventura da Transumância!

Abraço e bons desenhos!

terça-feira, 16 de junho de 2015

Encontro Internacional de Desenho de Rua - Torres Vedras


A representação do Norte,  no Museu Municipal, no encerramento do Encontro.


Encontro Internacional de Desenho de Rua - Torres Vedras

Fica aqui o resumo da minha participação no Encontro Internacional de Desenho de Rua - Torres Vedras
oficina de desenho com Pedro Alves
oficina de desenho com Ana Luísa Frazão
oficina de desenho com Eduardo Salavisa
Encerramento no Museu Municipal, oficina coletiva.

domingo, 14 de junho de 2015

9 Encontro USkPN




Foi um grande desafio este 9 Encontro! Aqui ficam alguns dos registos. Os dois primeiros no Palácio de Cristal, o terceiro no Jardim Botânico e o último na Casa das Artes.

Porto, Portugal, 06.06.2015
avista.naocoisas.com

quarta-feira, 10 de junho de 2015

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Em Gemieira, entre moinhos


Perto de Ponte de Lima, um pequeno paraíso onde se estava muitíssimo bem num dia de canícula como o de ontem, desfrutando da sombra das árvores e da frescura do ribeiro, e desenhando dois moinhos de um conjunto de sete que por lá existe.

Muito ficou por desenhar, nomeadamente umas vistas gerais porque o lugar é no seu conjunto bastante bonito, mas isso terá mesmo que ficar para um dia mais fresco! Talvez no Outono ou até no Inverno: Segundo o amável proprietário de um dos restantes moinhos, transformado num aprazível café mas conservando as aptidões moageiras, vale a pena voltar aqui nessa altura para ver como o furioso caudal do ribeiro cobre os rochedos por entre os quais agora apenas saltita.

domingo, 7 de junho de 2015

9º Encontro - momento de descontração no final da Rota das Árvores


A viagem ao mundo das árvores notáveis do Porto terminou no jardim da Casa das Artes, onde o nosso cicerone desabafou "as Tílias são tão bonitas...que deviam ser azuis!...".
Alguns minutos de descontração e rodeado de gente talentosa, permitiram um desenho para desenferrujar.
Que tarde frutuosa.

De ponta a ponta


Ao fazer este desenho no Campo da Vinha, em Braga, olhei para a igreja bem lá ao fundo e lembrei-me que em tempos já tinha estado sentado nos seus degraus a desenhar exactamente a vista oposta.

sábado, 6 de junho de 2015

O meu filho Tomás a pintar um cabeçudo


Lugares sem assunto


Ruas suburbanas, troços de estrada, etc; Espaços vulgares, feiotes ou desordenados, que muitas vezes até são aqueles onde decorre boa parte dos nossos dias, e usamos da mesma forma alheada como usamos um pano de cozinha ou a porta do elevador, mas que podem conduzir a resultados interessantes quando vistos com “olhos de desenho”.
Aqui, uma rua perto de casa com elevado grau de “desassuntabilidade”.

Ir ao Bolhão - esquissos diversos

Rua Sá da Bandeira

 Interior do Marcado do Bolhão
Fruta no bolhão

sexta-feira, 5 de junho de 2015

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Quintal


O caos num desenho intra-muros...

8º Encontro USKPN - em Braga

Pois o 8º Encontro dos Urban Sketchers Portugal Norte foi em Braga, este dia 31. E eu lá saí à rua toda contente, num lindo domingo de sol, com o meu bloco e as minhas tintas (que não cheguei a usar, hélas!). Desta vez, fiz os desenhos logo a caneta e, apesar dos erros e tropeções, não me arrependi, pois a definição é logo muito maior. A primeira paragem foi no cruzamento das ruas D. Gonçalo Pereira com D. Afonso Henriques. Ao fundo, o belíssimo campanário de Nª Srª da Torre, em plena Cividade, ladeado, como é mote bracarense, por nada menos que duas igrejas - à esquerda, a Igreja de S. Paulo; à direita, a Capela de Nª Srª do Oratório:


Nova caminhada e, antes do almoço, outro desenho. Desta vez, a vista é a de um dos mais belos monumentos da cidade: a Capela dos Coimbras (1525), ao lado da casa manuelina com o mesmo nome, reconstruída em 1924. Infelizmente o meu esboço, que tão ligeirinho ia, teve de ser interrompido porque era hora do almoço. Tivemos de avançar, para nos juntarmos ao resto do grupo, já à espera. Tirei esta fotografia já a correr:


À tarde, em "modo" digestivo e num espírito recreativo menos empreendedor, devo confessar que a preguiça atacou, e acabei por só fazer um desenho: o da Casa do Passadiço, soberbo solar setecentista onde funciona hoje uma loja de decoração:


Ficámos por ali, no Largo de S. João do Souto, em amena cavaqueira até ser hora da despedida. Mas não sem antes tirarmos a fotografia de grupo!


Foi um encontro fantástico, com um tempo magnífico e sobretudo com pessoas muito simpáticas. Temos de organizar mais ocasiões destas.