sexta-feira, 16 de setembro de 2016

PALESTRAS - "Vamos Desenhar o Porto"

Programa das Palestras

O Nós e os Cadernos: o diário em "diário gráfico"
Tiago Cruz

Quando espreitamos o interior de um diário, alguma coisa acontece. Para quem vê e para quem é visto. Onde está, ou onde estava, o 'diário' nos nossos diários gráficos? O que é que lhe acontece, ou aconteceu, num processo de transição entre a esfera privada e a esfera pública? Nesta comunicação proponho uma reflexão sobre a natureza deste objecto e sobre um discurso semiótico que sublinha a privacidade e intimidade enquanto elementos subliminares deste artefacto comunicativo que aprendeu a habitar no espaço público.


Tiago Cruz combina a actividade de docência/investigação (Instituto Universitário da Maia) com a de artista plástico, designer e ilustrador. Investiga na área da cultura e comunicação visual, contexto onde desenvolveu uma tese de mestrado intitulada "Da Esfera Privada à Esfera Pública: o Diário Gráfico enquanto Meio de Expressão e Comunicação Visual". Actualmente desenvolve doutoramento em Média-Arte Digital, onde tem desenvolvido instalações artísticas em torno da temática da paisagem. Expõe e publica regularmente no contexto nacional e internacional.







A Porta é o Caminho - evolução da forma urbana do Porto
João Paulo Delgado

 “A porta é o caminho: evolução urbana do Porto” quer fornecer uma chave para a compreensão do Porto. Por outras palavras, pretende oferecer uma síntese integradora do crescimento da forma da cidade, de modo a complementar a visão sincrética que os sketchers adquiriram ou venham a adquirir, através dos desenhos que executaram ou venham a executar. A apresentação apoia-se no grande manancial de representações gráficas do Porto, realizados por vários visitantes ao longo do tempo.






João Paulo Delgado nasceu em Angola, em 1963. É arquitecto desde 1986, licenciado e mestre pela FAUTL. Em 2012, recebeu uma bolsa da FCT para a realização do doutoramento que concluiu recentemente no ISCTE-IUL. Foi docente da Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada do Porto, de 1991 a 2014, onde leccionou Projecto, Tecnologias Construtivas e Urbanismo. Coorientou cerca de meia centena de dissertações de mestrado integrado em arquitectura. Foi vencedor, enquanto coautor e coordenador, de diversos concursos públicos de arquitectura na área do desenho urbano

O programa das palestras pode ser visto aqui: https://drive.google.com/file/d/0B4zf9WDn1YntRktfNEpVdHNsZmc/view?usp=sharing

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.