quinta-feira, 30 de março de 2023

68ºEncontrol 22ABR23 - Museu Nacional Soares dos Reis

Desenhar é uma forma de saber. Através do desenho aprendemos a ver, e apercebemo-nos dos detalhes que, de outro modo, perdemos. O exercício é mental: a mão é apenas a extensão da mente. O desenho é uma luta entre a mente do desenhador e a realidade que o confronta. O papel é a arena desse combate e o desenhador deve porfiar na observação.

Copiar grandes obras de arte é diferente de outras formas de desenho. Permite conhecer os objetos tal como o artista os via. É, simultaneamente, uma homenagem ao artista e um meio para refinarmos o que sabemos sobre a sua história. Os artistas sempre se inspiraram noutros artistas e os museus sempre foram locais cativantes para os artistas.

No próximo dia 22 de Abril o Museu Nacional Soares dos Reis abre-nos as suas portas para que possamos apreciar e desenhar as magníficas obras da sua colecção, sem esquecer o edifício - o Palácio dos Carrancas - que é , só por si, um excelente motivo para desenhar. Integrados no momento de inauguração da nova exposição permanente que alterou decisivamente a disposição do museu poderemos apreciar uma nova disposição das obras que privilegia as relações entre as obras e não tanto a sua tipologia. Para além da exposição de Aurélia de Sousa podem ser vistas 27 salas em 1900m2 de salas recheadas de motivos de interesse.

Fazemos o primeiro risco. Desaparecem as vozes e as pessoas que nos cercam. O tempo passa em um instante. 

p.f. usar este formulário para inscrição: https://forms.gle/KcRAToifNStQFMS86


PROGRAMA:
Data = 22 de Abril de 2023
Hora = 10h00
Local: Museu Nacional Soares dos Reis

Programa geral:
10h00 - Encontro no local e início da sessão de desenho da manhã
13h00 - Almoço livre
14h00 - Sessão de desenho da tarde
17h00 - Partilha de desenhos e fotos
17h30 - Final

Cumprimentos

A Administração USKP-N
Pedro Alegria

TAGS: MNSR, 68ºEncontro, USKPN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.