quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

O olá de uma "wannabe"

Sou nova por aqui. Se tivesse mais juízo e paciência não estaria a poluir os vossos ecrãs de computador, mas a aprender sozinha e a tentar melhorar antes de vir armar-me em pseudo-artista. Acontece que a minha vontade de me juntar a quem admiro supera o meu constrangimento. Ser uma urban sketcher é para mim motivo de grande orgulho, mas devo esclarecer que não passo de uma principiante nestas lides de diário gráfico na rua, ainda que o meu gosto pelo desenho à vista remonte à minha adolescência. Hesitei bastante entre estudar artes ou letras, tendo as últimas acabado por levar a melhor. Mas se é verdade que a literatura continua a emocionar-me, o desenho e a pintura inspiram-me tanto ou mais. Os esboços que tenho andado a fazer são de Madrid, onde estou numa sabática de três meses, mas em breve estarei de regresso a casa. Depois... logo se vê. E como um mal nunca vem só, abri um blogue individual (aqui) para arquivar as minhas... hum... "obras-primas" - e também para registar o processo de pintura, pois gosto muito de fotografar as tintas ainda molhadas sobre o papel.

Trago hoje os dois primeiros desenhos que fiz cá em Madrid. O primeiro é uma vista da Rua do Postigo de San Martin, com a Igreja de San Ginés de Arlés ao fundo:



Já em casa (pois ainda não tenho destreza para usar os pincéis na rua) estrag-, perdão, aguarelei-o e ficou assim:


O segundo desenho é uma perspectiva bastante plana (ainda que me tenha saído torta) de um edifício na esquina da Calle Serrano Jover com a Calle Princesa:



Ao pintar, tentei criar tons matizados, evitando estridências. Mas palpita-me que a minha incapacidade presente de recriar as cores autênticas do que observo me fará saltar o realismo e refugiar-me retrospectivamente no impressionismo. :)


Obrigada por me acolherem entre vocês.
Miú

12 comentários:

  1. Parabéns! Gosto muito dos desenhos e vou seguir atentamente o teu blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, muito obrigada, AB! Também tens blogue? Não consegui aceder ao teu perfil...:(

      Eliminar
  2. Qual constrangimento, os desenhos estão muito bons! Se ficamos à espera de melhorar, para depois começar a publicar, seremos eternamente exigentes e nada publicaremos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que tem razão, Henrique: a perfeição é impossível e o seu desejo paralisante. Muito obrigada pelo incentivo.

      Eliminar
  3. Estão muito bons :) Mas não interessa serem bons ou maus, é preciso é quereres desenhar e partilhar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Suzana, querer desenhar e aprender com quem sabe mais que eu! :)
      Um beijinho

      Eliminar
  4. Belo começo Miú… :) O importante é o gosto pelo desenho e por partilhar esses registos. O resto vem por acréscimo, naturalmente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Tiago. Ainda bem que não te desiludi totalmente, eheh. Se o resto vem "naturalmente" ou com "sangue, suor e lágrimas", vamos a ver...

      Eliminar
  5. Também acho que os desenhos estão óptimos. Gosto especialmente do último com o tronco da árvore!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu que pensava que as árvores eram mais difíceis que os edifícios! Mas também gostei de pintar esta... Obrigada, Rita, e um beijinho para ti

      Eliminar
  6. Pois não há razão para tanta modéstia...
    estão bem giros !

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.