terça-feira, 4 de agosto de 2015

Uma espécie de díptico


Aparentemente uno e coeso, este desenho é na realidade composto de dois desenhos independentes. Trata-se ainda do 10º Encontro USkPN de 26 de Julho. A descida a partir da Sé teve, uns escassos metros mais abaixo, um primeiro ponto consensual de paragem: o terraço da Igreja dos Grilos, de onde se avista um panorama tão complexo como encantador, desdobrando-se em cascata até ao rio:
Na minha habitual inépcia, não fui capaz de encaixar toda a informação numa só página do caderno. Tive pois de recorrer a duas páginas autónomas, nas quais ficaram gravados dois momentos de observação, dois níveis de composição urbana, duas peças, afinal, de um puzzle que só a posteriori consegui articular. Primeiro, desenhei a parte da esquerda, mais baixa e numa escala ligeiramente maior; depois, aventurei-me para a vista à direita, com um skyline mais rico, ornado de torreões, cúpulas e campanários e rematado pelo casario em primeiro plano, mesmo junto ao muro do terraço:

Faltam agora as cores... Será que virão?

4 comentários:

  1. Só experimentando um caderno de folhas em fole. Os desenhos estão bem bons e merecem côr, nem que sejam só os telhados que oferecem uma bela côr de tijolo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, Henrique, já vi cadernos desses, já. Do que eu não consigo aprender a gostar é de ver os desenhos cortados ao meio pela costura dos cadernos... ;) Mas dizer isto é quase um sacrilégio, eu sei, eheh!

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.