quinta-feira, 30 de junho de 2016

Por Ancede, Baião e Pinhão


Os desenhos que fiz na viagem pelas terras de Ancede, Baião e Pinhão.
No 1º registo, uma perspectiva de uma das partes em ruínas do Mosteiro de Ancede, neste caso o que seria o antigo armazém de pipas. O 2º foi feito já na Fundação Eça de Queirós. Por fim, um desenho feito na viagem de veleiro, com a paisagem coberta de vinhas das margens do Douro.

















quarta-feira, 29 de junho de 2016

25-06-2016_ Ancede_Baião_Pinhão


Aqui ficam os registos de sábado, onde passamos pelas ruínas do Mosteiro de Santo André de Ancede,de seguida pela Fundação Eça de Queiroz que se situa nuns magníficos vales e, por fim, terminamos esta jornada no Pinhão com um passeio num Veleiro. Aqui pudemos observar o rio Douro e os vales montanhosos que se encaixam entre a água e o céu com uma abundante e variada vegetação. 
Terminamos o dia com frescura e cor!




     




terça-feira, 28 de junho de 2016

17º Encontro de Monção

Boas caros Urban Scketchers,

As inscrições para Monção estão a decorrer a bom ritmo. Como sabem o número de lugares para o almoço gratuito é limitado por isso a inscrição é necessária.

Como Monção é relativamente longe para muita gente que vai da zona do Porto e outras agradece-se que possam ser organizadas "boleias" para os que não tenham meios próprios de locomoção. Penso que os passageiros estarão disponíveis para dividir as despesas de gasolina e portagem.

Assim, quem tiver disponibilidade agradece-se que o diga nos comentários a este post e quais a horas e condições que tem previstas.

As pessoas que precisem de boleia também digam de sua justiça.

Não esqueçamos que a viagem é uma oportunidade para o convívio e para fomentar o espírito de grupo.

Até breve!
USkPN


PS: As combinações e viagens são totalmente da responsabilidade dos intervenientes.

25.06.2016


Aqui fica documentada a minha primeira saída integrada no grupo Urban Sketchers do Norte, iniciada no mosteiro de Ancede, passada pela casa de Eça de Queirós e finalizada com uma passagem pelo Rio Douro.
Numa óptima companhia de desenhadores e do meu caderno o dia passou a voar. Lindas paisagens merecem muito mais atenção de que lhes foi dada nesta passagem breve... Talvez volte(-emos) lá um dia...


Videiras do Mosteiro de Ancede


Casa de Eça de Queirós
 

As vinhas do Douro

domingo, 26 de junho de 2016

Por terras de Baião e arredores

Por terras de Baião: passeio pela zona do Douro vinhateiro/Rota do Românico na companhia desenhadora da Darya, da Alexandra, do  Marco, do Vítor, e da Ana, numa voltinha no carro do Nelson Ruão. Visitamos o magnífico Mosteiro de Ancede, a cada da Fundação Eça de Queiroz e demos uma voltinha no barco "Stella Maris" no rio Douro.
Era óptimo haver no futuro um encontro dos UsK-Norte nesta região que tem inúmeros motivos para por o lápis a mexer.








sexta-feira, 24 de junho de 2016

letra B • Bristol

Apesar de o fazer desde que me lembro, só depois de terminar os estudos é que desenhar voltou a dar gozo - talvez por ter deixado de ser uma obrigação. Ainda assim, durante uns tempos desenhar continuaria a ser um hobbie solitário...
Quem espera, desespera - seja no comboio ou no hospital...

Apesar de seguir os vários movimentos de sketchers online, seria só em Bristol, quando voltei a estudar, que encontraria uma série de grupos de gente com um mesmo propósito - desenhar - ou não fosse Bristol a cidade vibrante e criativa que é.
Um dos meus primeiros desenhos de Bristol.

Um desses primeiros grupos seria o Bristol Sketch Initiative, que descobri no fórum SketchCrawl, com encontros trimestrais seguindo itinerários ao longo da cidade, sempre com direito a uma paragem final num qualquer café para partilhar experiências.
Relaxando, depois de um encontro por Christmas Steps.

Outro seria o Bristol Drawing Club, com encontros informais abertos a todas as idades e a todos os estilos.
Num desses encontros, a partir de revistas da National Geographic. 

Mas seria com os Bristol Sketchers que me envolveria mais a fundo, com encontros quase quinzenais pelas várias zonas da cidade: às vezes com encontros temáticos (técnicas, materiais, etc.), às vezes com trabalhos colaborativos (trocas de cadernos, exposições, etc.), às vezes como uma simples desculpa para sair de casa.
Em Bristol, por mais que se tente fugir, o rio está logo ali.

Não sairia de Bristol, no entanto, sem passar pela experiência de eu próprio organizar os seus encontros, criando um grupo no Flickr e ajudando a manter um blog para facilitar a partilha de trabalhos e noticiar os eventos do grupo. Hoje, apesar de se manter ativo, o grupo está mais voltado para a figura humana, organizando sessões de modelo temáticas com muita pinta!

Ainda assim, a dimensão da cidade é tal que outros grupos foram aparecendo. Há mesmo um grupo homónimo no MeetUp e um grupo (mais recente) de USk da região Bristol/South West, com membros a participar nos diversos encontros organizados pelos vários grupos.

Bristol é uma cidade diferente: vibra e respira arte a todo o momento - não admira que tanta gente se queira juntar de lápis na mão, desmultiplicando-se em dialetos desta língua que nos é tão próxima - o desenho. Deixará sempre saudades!



Próximo post: letra C • Comboios
Alfabeto: A

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Post mensal atrasadíssimo...

Bem,  postar uma vez por mês têm-se revelado mais do que difícil nestes últimos meses, (haaa! a escola!!!). Vou tentar compensar com alguns links para albuns de Picassa, de reportagens gráficas minhas, para não inundar o blog:




 





Até Breve

José

quarta-feira, 22 de junho de 2016

17 Encontro - Monção


Numa parceria com a Câmara Municipal de Monção, a Feira do Alvarinho e o projecto "Monção nas Mãos - Turismo Criativo", os USkPN estarão em Monção no dia 2 de Julho! 

O programa é o seguinte:
10:00 recepção no Museu Alvarinho
10:30 desenho livre pela Vila de Monção
12:30 almoço fornecido pela organização
14:30 desenho livre no recinto da Feira do Alvarinho
17:00 partilha de desenhos

A participação no evento é livre. Apareçam apenas com um caderno e muita vontade de riscar! No entanto, só para termos algum controlo sobre o número de participantes e para reservarmos lugar para o almoço, enviem um email para diariosgraficosnorte@gmail.com a solicitar a inscrição no evento.

Evento facebook.

Até breve!
USkPN

São João da Madeira



Registos do 16º encontro. Finalmente!
São João da Madeira, Portugal, 21.05.2016
avista.naocoisas.com

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Melgaço

Entrada para o espaço Memória e Fronteira, que guarda um espólio interessante relacionado com  o que outrora foi um dos principais modos de vida desta região: o Contrabando.

sábado, 11 de junho de 2016

letra A • Aveiro

Cá venho eu responder ao repto: uma publicação por mês, hein? Vamos ver no que dá...

Para não me perder pelo caminho irei começar por organizar as minhas ideias pela ordem do alfabeto. Em cada letra escolherei um mote diferente: uma técnica, um material, um autor, um local... Ora, sou de Aveiro - porque não começar por aí?

Vou manter este primeiro post curtinho para ficar só em tom de apresentação, daí que me limite a partilhar estes esboços de 2013.

Na esplanada do Ria Café (antigo Café Ria) um turista fala ao telemóvel. Estava quieto o suficiente para me facilitar a tarefa. Em segundo plano, com menos detalhes, o outro lado do canal. Agora que penso nisso, se este desenho tivesse sido feito nos últimos tempos, os turistas talvez não deixassem entrever os edifícios lá do fundo...

   
(cliquem nas imagens para ver uma versão maior)

Na minha própria mesa, algo tipicamente nortenho e algo tipicamente aveirense: uma Super Bock e uma empalhada - que nada mais é do que um pires com tremoços e amendoins (e às vezes azeitonas), tudo à mistura. Pequenos prazeres duma tarde de Agosto...



Próximo post: letra B • Bristol

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Porto, Rua Doutor Magalhães Lemos

De passagem pelo Porto e ainda com umas quantas voltas a dar, tinha que parar e fazer um desenho. Ou não fosse ele uma dessas voltas...

domingo, 5 de junho de 2016

Novos horizontes à vista!

Cara comunidade. Há quase de 5 anos atrás eu e a Eva Vieira demos início ao projecto USkPN. Foi um desafio interessante que se mantém até hoje apenas por um motivo: o gosto pelo desenho em diário gráfico. Este objecto que nos acompanha no nosso quotidiano associado a um gosto (muitas vezes compulsivo) de registar o dia-a-dia. Os locais e os objectos, a casa e a viagem, os conhecidos e os desconhecidos, as emoções e os sentimentos, etc… A partilha dos registos e a partilha da experiência do desenho foram e são fundamentais para o desenvolvimento dos USkPN.

Surge agora a necessidade de avaliar tudo o que aconteceu e efectuar algumas alterações de forma não só a continuar com a dinâmica que vocês já conhecem, como também, a fazer com que a comunidade cresça ainda mais em qualidade e quantidade. Para que tal aconteça é necessário aumentar a equipa de administradores. Neste sentido, com muito prazer da minha parte, porque admiro-os como desenhadores e como indivíduos, convidei dois urban sketchers que vocês já conhecem: o Marco Costa e o Tuba. Seremos assim, a partir de hoje, 3 administradores na gestão dos USkPN.

Esta comunidade segue a estratégia já delineada pelos Urban Sketchers Portugal. Qualquer pessoa com vontade de desenhar, independentemente da qualidade dos seus desenhos, pode juntar-se à comunidade. Desta forma qualquer pessoa pode publicar neste blog e participar nos encontros que promovemos. Para além do Manifesto dos USk, sublinho aqui algumas regras que deverão ser cumpridas: (i) a utilização do diário gráfico; (ii) manter as margens do caderno no processo de digitalização; (iii) postar pelo menos uma vez por mês; (iv) aquando da publicação, fazer acompanhar o desenho de um pequeno texto contextualizando-o; (v) no post, adicionar uma tag com o nome do autor.

Um dos aspectos que foi observado ao longo destes anos é que existem muitos contribuidores passivos e poucos activos. A estratégia que os USk encontraram para combater isto foi a implementação de uma regra que é muitas vezes ignorada pela administração. A obrigatoriedade de publicarmos pelo menos uma vez por mês. Até hoje os USkPN ignoraram esta regra. No entanto, e devido a esta grande quantidade de contribuidores passivos, será necessário a partir de agora dar mais atenção a este aspecto. Ao longo dos próximos três meses iremos dar a oportunidade a todos os contribuidores de "regularizarem" este comportamento. Depois deste período a participação das pessoas no blog poderá ser alvo de revisão.

Vamos então dar início a esta nova fase dos USkPN. :) Desenhem muito, mesmo muito, porque nunca é demais. Vamos partilhar os nossos registos porque é muito bom vermos no caderno, não só a dedicação de alguém ao desenho, como também a experiência de cada um relativamente ao seu quotidiano.

Até breve!
Tiago Cruz