Apesar de o fazer desde que me lembro, só depois de terminar os estudos é que desenhar voltou a dar gozo - talvez por ter deixado de ser uma obrigação. Ainda assim, durante uns tempos desenhar continuaria a ser um
hobbie solitário...
Quem espera, desespera - seja no comboio ou no hospital...
Apesar de seguir os vários movimentos de sketchers online, seria só em Bristol, quando voltei a estudar, que encontraria uma série de grupos de gente com um mesmo propósito - desenhar - ou não fosse Bristol a cidade vibrante e criativa que é.
Um dos meus primeiros desenhos de Bristol.
Um desses primeiros grupos seria o Bristol Sketch Initiative, que descobri no fórum
SketchCrawl, com encontros trimestrais seguindo itinerários ao longo da cidade, sempre com direito a uma paragem final num qualquer café para partilhar experiências.
Relaxando, depois de um encontro por Christmas Steps.
Outro seria o
Bristol Drawing Club, com encontros informais abertos a todas as idades e a todos os estilos.
Num desses encontros, a partir de revistas da National Geographic.
Mas seria com os Bristol Sketchers que me envolveria mais a fundo, com encontros quase quinzenais pelas várias zonas da cidade: às vezes com encontros temáticos (técnicas, materiais, etc.), às vezes com trabalhos colaborativos (trocas de cadernos, exposições, etc.), às vezes como uma simples desculpa para sair de casa.
Em Bristol, por mais que se tente fugir, o rio está logo ali.
Não sairia de Bristol, no entanto, sem passar pela experiência de eu próprio organizar os seus encontros, criando um grupo no
Flickr e ajudando a manter um
blog para facilitar a partilha de trabalhos e noticiar os eventos do grupo. Hoje, apesar de se manter ativo, o grupo está mais voltado para a figura humana, organizando sessões de modelo temáticas com muita pinta!
Ainda assim, a dimensão da cidade é tal que outros grupos foram aparecendo. Há mesmo um grupo homónimo no
MeetUp e um grupo (mais recente) de USk da região
Bristol/South West, com membros a participar nos diversos encontros organizados pelos vários grupos.
Bristol é uma cidade diferente: vibra e respira arte a todo o momento - não admira que tanta gente se queira juntar de lápis na mão, desmultiplicando-se em dialetos desta língua que nos é tão próxima - o desenho. Deixará sempre saudades!
Próximo post: letra C • Comboios
Alfabeto: A