domingo, 5 de junho de 2016

Novos horizontes à vista!

Cara comunidade. Há quase de 5 anos atrás eu e a Eva Vieira demos início ao projecto USkPN. Foi um desafio interessante que se mantém até hoje apenas por um motivo: o gosto pelo desenho em diário gráfico. Este objecto que nos acompanha no nosso quotidiano associado a um gosto (muitas vezes compulsivo) de registar o dia-a-dia. Os locais e os objectos, a casa e a viagem, os conhecidos e os desconhecidos, as emoções e os sentimentos, etc… A partilha dos registos e a partilha da experiência do desenho foram e são fundamentais para o desenvolvimento dos USkPN.

Surge agora a necessidade de avaliar tudo o que aconteceu e efectuar algumas alterações de forma não só a continuar com a dinâmica que vocês já conhecem, como também, a fazer com que a comunidade cresça ainda mais em qualidade e quantidade. Para que tal aconteça é necessário aumentar a equipa de administradores. Neste sentido, com muito prazer da minha parte, porque admiro-os como desenhadores e como indivíduos, convidei dois urban sketchers que vocês já conhecem: o Marco Costa e o Tuba. Seremos assim, a partir de hoje, 3 administradores na gestão dos USkPN.

Esta comunidade segue a estratégia já delineada pelos Urban Sketchers Portugal. Qualquer pessoa com vontade de desenhar, independentemente da qualidade dos seus desenhos, pode juntar-se à comunidade. Desta forma qualquer pessoa pode publicar neste blog e participar nos encontros que promovemos. Para além do Manifesto dos USk, sublinho aqui algumas regras que deverão ser cumpridas: (i) a utilização do diário gráfico; (ii) manter as margens do caderno no processo de digitalização; (iii) postar pelo menos uma vez por mês; (iv) aquando da publicação, fazer acompanhar o desenho de um pequeno texto contextualizando-o; (v) no post, adicionar uma tag com o nome do autor.

Um dos aspectos que foi observado ao longo destes anos é que existem muitos contribuidores passivos e poucos activos. A estratégia que os USk encontraram para combater isto foi a implementação de uma regra que é muitas vezes ignorada pela administração. A obrigatoriedade de publicarmos pelo menos uma vez por mês. Até hoje os USkPN ignoraram esta regra. No entanto, e devido a esta grande quantidade de contribuidores passivos, será necessário a partir de agora dar mais atenção a este aspecto. Ao longo dos próximos três meses iremos dar a oportunidade a todos os contribuidores de "regularizarem" este comportamento. Depois deste período a participação das pessoas no blog poderá ser alvo de revisão.

Vamos então dar início a esta nova fase dos USkPN. :) Desenhem muito, mesmo muito, porque nunca é demais. Vamos partilhar os nossos registos porque é muito bom vermos no caderno, não só a dedicação de alguém ao desenho, como também a experiência de cada um relativamente ao seu quotidiano.

Até breve!
Tiago Cruz

3 comentários:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.